ALIMENTAÇÃO

É essencial para o correto desenvolvimento do seu bebé seguir um plano alimentar ajustado às suas necessidades.

Para facilitar a compreensão deste processo, apresentamos de forma esquematizada algumas das linhas gerais de alimentação de bebés.

Aconselhe-se com o seu profissional de saúde sempre que tiver dúvidas sobre quais os melhores alimentos adequados à realidade do seu bebé.

E não se esqueça… a Nutribén® está com o seu bebé na descoberta dos novos alimentos.

Clique para saber mais

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O desenvolvimento cognitivo do bebé é a sua capacidade de pensar, aprender, raciocinar e memorizar. Para poder prever os resultados de determinadas ações, o bebé precisa de ter um conjunto de experiências e memórias que estruturem o seu raciocínio.

Até aos 6 meses, é muito importante os bebés diferenciarem o seu corpo do mundo que os rodeia e, mais à frente, começar a interagir intencionalmente com este. O processo de desenvolvimento cognitivo é, por isso, nas fases iniciais do crescimento, altamente dependente da maturidade física e coordenação do bebé, sem as quais o bebé não consegue interagir intencionalmente com o mundo que o rodeia, pelo que está 100% interligado ao desenvolvimento motor. Em fases mais avançadas, a evolução da linguagem, por exemplo, tem também um papel muito importante na contínua complexidade dos processos racionais do bebé.

É importante perceber que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e que as etapas mencionadas são apenas referências gerais.

Em última análise, se estiver preocupado com o normal crescimento do seu filho, a pessoa mais indicada para o dizer é o pediatra ou outro profissional de saúde que acompanha o seu crescimento. É, também, importante perceber que os pais têm um papel muito relevante no estímulo dos seus filhos, desafiando-os com brincadeiras e premiando-os sempre que atingem determinados feitos, que podem parecer pequenos, mas que numa fase em que tudo é novo, são grandes conquistas sobre as quais se acumularão mais experiências no processo de crescimento.

Clique para saber mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo estão muito ligados, principalmente nas primeiras fases de desenvolvimento do bebé, nas quais ainda não têm uma linguagem estruturada que facilite a assimilação do mundo que os rodeia.

Se entendermos que o desenvolvimento cognitivo é tudo o que a criança vai aprender, percebemos facilmente esta ligação.

Numa primeira fase, a criança depende quase exclusivamente dos seus reflexos, que lhe permitem reagir a determinadas situações. À medida que aprende a coordenar os movimentos (numa primeira fase) e a expressar-se nas mais variadas formas, vai aumentando o seu campo de ação e interagindo cada vez mais intencionalmente com o mundo que a rodeia. O amadurecimento físico e cognitivo vai acompanhando essas evoluções, preparando-o para os próximos estágios.

Clique para saber mais

SEGURANÇA E PREVENÇÃO

Esperamos ajudar a que a aventura do crescimento do seu bebé seja livre de percalços, para que cada passo seja dado com a maior segurança.

Em caso de dúvida, não hesite em informar-se mais detalhadamente sobre cada um dos assuntos com os profissionais de saúde que acompanham a evolução do seu bebé, ou outra entidade que, pela sua experiência e atuação diária, possa ser considerada uma referência no assunto em questão.

Clique para saber mais

SOCIALIZAÇÃO

A socialização do seu filho começa no 1º dia de vida. Ele alimenta-se de cada interação com o mundo que o rodeia e representa a interiorização das normas e valores da sociedade em que está inserido e dos seus modelos de comportamento.

É neste processo multifacetado de interações contínuas do indivíduo com os múltiplos meios em que se insere que a personalidade do seu filho se vai moldando.

O desenvolvimento social de uma criança não deve ser visto individualmente, mas sim inteiramente associado ao desenvolvimento afectivo-emocional, físico-motor, intelectual… Se por um lado a socialização depende em grande escala de variáveis como segurança/confiança, por outro, os jogos e brincadeiras, sejam eles mais físicos ou intelectuais, são um dos principais meios de socialização desde cedo.

Clique para saber mais

SONO

O sono é de extrema importância para a saúde do seu bebé e também para o bem-estar de toda a família.

É muito importante desenvolver bons hábitos desde cedo, mas também compreender que cada bebé e cada família têm o seu ritmo e que esses ritmos devem ser respeitados.

Acima de tudo há procedimentos que devem ser evitados, pelo menos numa base regular. Deixamos algumas dicas que podem ajudar toda a família.

Clique para saber mais