ALIMENTAÇÃO

É essencial para o correto desenvolvimento do seu bebé seguir um plano alimentar ajustado às suas necessidades.

Para facilitar a compreensão deste processo, apresentamos de forma esquematizada algumas das linhas gerais de alimentação de bebés.

Aconselhe-se com o seu profissional de saúde sempre que tiver dúvidas sobre quais os melhores alimentos adequados à realidade do seu bebé.

E não se esqueça… a Nutribén® está com o seu bebé na descoberta dos novos alimentos.

Aleitamento materno

Tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade do bebé e como complemento alimentar pelo menos até aos 2 anos de idade.

O leite materno é o melhor alimento para o lactente, garantindo os nutrientes que necessitam para crescerem saudáveis. Além disso, o ritual de amamentação ajuda a criar laços importantes entre a mãe e o bebé.

Fórmulas infantis (leites em pó)

No entanto, por um conjunto variado de razões, o aleitamento materno nem sempre é possível, o que não quer dizer que a criança fique privada de uma alimentação adequada, uma vez que existem fórmulas infantis que respondem às necessidades nutricionais dos bebés.

Para que cada bebé possa ter uma alimentação ajustada à sua realidade, qualquer que seja a sua fase de desenvolvimento e qualquer que seja a sua necessidade, existe uma fórmula adaptada. Com a Nutribén®, tem a garantia de uma escolha segura para cada bebé, desde o nascimento. Informe-se com os profissionais de saúde qual a fórmula mais adequada a cada fase do seu crescimento.

PROCEDIMENTOS IMPORTANTES
Para além de escolher o leite mais indicado para cada fase, para garantir o bem-estar total do bebé é também importante seguir um conjunto de passos na hora de preparar o leite.

Escolha a tetina e o biberão indicado à fase de crescimento do seu bebé.

 

Esterilize o biberão e a tetina (principalmente durante os primeiros meses).

 

Ferva a água e deixe ficar à temperatura indicada para fazer a fórmula.

 

Se preparar o leite com antecedência, guarde-o no frigorífico mas nunca por um período superior a 24 horas. Leites ou fórmulas preparadas com antecedência que estejam mais de uma hora fora do frigorífico devem ser rejeitadas.

 

Verifique sempre a temperatura do leite antes de o dar ao bebé – o leite deve estar à temperatura corporal.

 

Caso aqueça no microondas, não se esqueça de misturar bem o líquido para homogeneizar a temperatura.

 

Deite fora o leite que o bebé não beber — não volte a usar.

 

Diversificação Alimentar

Entre os 4 e os 6 meses inicia-se uma fase muito importante de diversificação alimentar, com a descoberta de novos sabores e texturas e com a introdução gradual de novos alimentos que irão saciar as novas necessidades nutricionais em cada fase de crescimento.

É importante perceber que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e que as etapas mencionadas são apenas referências gerais.

Em última análise, se estiver preocupado com o normal crescimento do seu filho, a pessoa mais indicada para o dizer é o pediatra ou outro profissional de saúde que acompanha o seu crescimento. A Nutribén® é a gama de produtos de alimentação infantil mais completa à venda em farmácias e parafarmácias, sendo composta por leites, papas, boiões e infusões adaptados às necessidades de cada bebé. Para saber mais sobre os produtos Nutribén®, selecione no menu superior a idade do seu filho e o tipo de produtos que procura.

Folheto alimentação 1.º ano de vida:

DESCARREGUE AQUI O PDF



Dicas para tornar as refeições momentos de puro prazer

Nesta fase de desenvolvimento, o seu bebé começa a tomar atenção ao mundo à sua volta.

A estimulação e a interação com o que o rodeia são o ponto inicial para um desenvolvimento cognitivo e social bem sucedido e ajudam a incutir no bebé novos hábitos, como os relativos à alimentação.

 

NÃO HESITE EM DAR COR E FORMA AO PRATO
Se por um lado a diversidade alimentar é importante, por outro lado, o efeito visual é também muito estimulante e ajuda o seu bebé a tomar gosto pela refeição.

ESTIMULE A ARTICULAÇÃO VERBAL
Perguntando o nome e a cor dos alimentos, perguntando se está frio ou quente, fazendo brincadeiras como “esta colher é pelo…”

DESAFIOS E FELICITAÇÕES
Sempre que possível, desafie o seu filho a fazer algo de novo, como comer uma fruta sozinho, usar um novo talher… Se ele falhar, indique o caminho correto com paciência, respeitando as suas capacidades para evitar frustrações desnecessárias. Felicite-o sempre que conseguir, por mais pequeno que seja o progresso.

ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO
Por vezes é difícil manter os bebés quietos e concentrados – aproveite a refeição para fazer atividades de maior concentração, como cantar e fazer pequenas coreografias/jogos que envolvam os alimentos.

Desejamos-lhe uma óptima aventura na descoberta deste novo mundo.
E lembre-se: estamos ao seu lado para o ajudar.

Sempre que precisar pode contactar os nossos especialistas em alimentação infantil para esclarecer dúvidas, através da nossa linha de apoio: 800 203 597.