Segurança e Prevenção

Esperamos ajudar a que a aventura do crescimento do seu bebé seja livre de percalços, para que cada passo seja dado com a maior segurança.

Em caso de dúvida, não hesite em informar-se mais detalhadamente sobre cada um dos assuntos com os profissionais de saúde que acompanham a evolução do seu bebé, ou outra entidade que, pela sua experiência e atuação diária, possa ser considerada uma referência no assunto em questão.

Dicas de segurança e prevenção

Normalmente este tipo de preocupações é mais urgente perante o primeiro filho, sendo sempre importante recordar os pontos essenciais.

 

Escolha a tetina e o biberão indicado à fase de crescimento do seu bebé.

 

Esterilize o biberão e a tetina (principalmente durante os primeiros meses).

 

Ferva a água e deixe ficar à temperatura indicada para fazer a fórmula.

 

Se preparar o leite com antecedência, guarde-o no frigorífico mas nunca por um período superior a 24 horas. Leites ou fórmulas preparadas com antecedência que estejam mais de uma hora fora do frigorífico devem ser rejeitadas.

 

Verifique sempre a temperatura do leite antes de o dar ao bebé – o leite deve estar à temperatura corporal.

 

Caso aqueça no microondas, não se esqueça de misturar bem o líquido para homogeneizar a temperatura.

 

Deite fora o leite que o bebé não beber — não volte a usar.

 

Os andarilhos são, isoladamente, o artigo de puericultura que mais acidentes graves provoca, tendo em conta o curto período em que são utilizados. Cerca de metade dos casos correspondem a quedas em escadas. Certifique-se que a criança não encontra obstáculos e supervisione sempre a sua utilização.

 

Consulte o Programa Nacional de Vacinação:
www.vacinas.com.pt/calendario-de-vacinacao/pnv/calendario-nacional/

 

A higiene oral inicia-se com a erupção do primeiro dente e deve ser feita por um adulto com uma gaze, dedeira ou escova macia – utilizar uma pequena quantidade de dentífrico fluoretado de 1000-1500ppm.

 

Não cozinhe com o bebé ao colo.